quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

A TV Digital e o Mito da Caverna

A tv digital amplifica a definição das sombras?

Veja mais no meu novo blog. >>

17 comentários:

  1. Fala professor...

    Achei muito bom esse artigo que vc escreveu sobre a tv digital, pois no final das contas é tudo a mesma coisa, o que muda, é que ao invés de ter que esticar o braço para ligar no telefone, o ter que ir até o computador para comprar, o "cliente" poderá fazer apenas utilizando o controle remoto.

    Comodidade sim, mas e suas consequências?????

    Abraços

    FUISSSS

    Obrigado pela dica do blog e por ter entrado lá!!

    FUISSSSS de novsssss!!

    ResponderExcluir
  2. Sr. Fabiano Pereira

    É de se chamar a atenção que todas as pessoas poderão ter acesso a essa tv digital de onde quiserem, uma vez que a praticidade chega para tomar conta... Com isso as operadores de "TV a cabo" estão com os dias contados... Aonde podemos imaginar a suas vantagens e desvantagens ???

    Abraços....

    ResponderExcluir
  3. Regis,
    Sim, é somente a modernização de um modelo de submissão.
    De nada, pelas dicas!
    Qualquer coisa é só dizer!
    Abração!


    Wanderson,
    Sr.? Que formalidade é essa?
    (risos).
    Comodidade não significa melhoria de conteúdo. Para saber as vantagens e desvantagens, existem "n" sites e blogs falando à respeito. O artigo é opinativo e reflexivo, não foi escrito para demonstrar "o que é", mas sim, "o que será feito disso", entendeu?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Lol totalmente filosófico ^^] (depois expressarei minha opinião agora estou no trampo)

    ResponderExcluir
  5. Pelo menos surge uma concorrencia a tv's de canal fechado, claro a programação é variada e diferente das tv's abertas, mas é um passo. Quanto a tv ser a caverna da atualidade eu concordo, tanto que nem assisto rs. Mas é algo a se pensar: por que as pessoas se prenderm? Que poder misterioso é esse que consegue influenciar as pessoas? Isso chega a ser falta de personalidade e de opiniões, vai saber!

    ResponderExcluir
  6. Fábio: fico no aguardo!

    Willian:é verdade! Suas perguntas dariam um novo artigo (aguarde e verá!)

    Abraços a todos!!!

    ResponderExcluir
  7. Fabiano, seu artigo está publicado no Agenda Cult! Confira: http://agendacult.wordpress.com/cultura-reflexao/

    ResponderExcluir
  8. Eu andei pensando aqui, a tv a cabo tem seus dias contados, mas a tv digital fechada não, pois as pessoas assinam pelo conteúdo diferenciado. Mas por outro lado, vi um comercial de um "abaixo assinado" para um novo projeto de lei, que será: na tv paga, 50% dos canais deverão ser canais brasileiros, e o seu conteúdo também, então acho q não valerá mais a pena assinar uma tv paga, não é? Pois não poderemos mais escolher os canas, então tão teremos muita opção...

    ResponderExcluir
  9. tebotrinho: obrigado!!!

    Luan: suas considerações são interessantes, realmente é algo a se pensar!

    ResponderExcluir
  10. http://www.awtres.com/blog/12 de dezembro de 2007 02:54

    Valeu pela visita e pelo artigo! Abraço!!

    ResponderExcluir
  11. O Mito da Caverna é real e está sendo aplicado em massa na comunidade global.
    Padrões de vida,tendências e até mesmo a discriminação vem sendo gerada através dela.
    Estes são os pontos negativos.
    Agora existe a possibilidade de enxergar a positividade da aplicação deste mito.
    Desde que a mensagem seja construtiva e forneça condições para a melhoria no relacionamento humano e a paz.
    Vamos usar deste artifício para o bem.

    ResponderExcluir
  12. Será este o fim do monpólio televisivo?

    ResponderExcluir
  13. Fabio Dourado retificando12 de dezembro de 2007 12:55

    retificando:
    monopólio

    ResponderExcluir
  14. Oi oi Bi!

    Adorei esse post sobre a tv!

    Faz um tempo, eu tinha visto uma matéria mostrando as estratégias que a tv faz para conseguir manipular as pessoas..

    "Desviar a atenção do público sobre os reais problemas sociais e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas. Enxe-los de programas sem importância para deixa-los sempre ocupados, ocupados e ocupados somente com aquilo que a tv transmitir e não deixa-los com tempo para pensar".

    "A publicidade fala com o público como se eles fossem crianças de baixa idade, utilizando argumentos quase que infantis, tudo para conseguir enganar. Contudo, se vc falar com o público como se eles tivessem a mentalidade de uma criança de 12 anos, ele terá um sentido crítico de uma criança de 12 anos".

    "A tv sempre vai apelar para o lado emocional do seu público, despertando seus medos, desejos, compulsões e, assim, acabando com seu sentido crítico".

    E por ai vai..

    Parace até brincadeira né?
    o.O

    Abraço!
    :)

    ResponderExcluir
  15. Lydia!
    Que bom q está de volta!
    Adorei seu comentário, o tema realmente é relevante e preocupante...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Olá Fabiano!
    Gostei muito da analogia que você fez, tá de parabéns.
    Não sou tão radical quanto à televisão. Tenho a consciência de que ela pode ser uma maneira de alienar as pessoas, porém, se a população souber usá-la, principalmente agora com a chegada da TV Digital e a TV Pública, esta pode ser uma maneira de educação, através de um entretenimento saudável. Dê uma passada no meu blog, quem sabe a gente não faça uns debates...
    Abraços,
    Marcela Mattos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Marcela!
    Vou passar no teu blog, sim!
    Sim, o debate é saudável e enriquecedor, para todos!

    bjos!

    ResponderExcluir