terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Blog tem censura?

Apesar de defenderem a idéia do conteúdo colaborativo e da liberdade plena de expressão, alguns blogs, deliberadamente, "cortam" comentários dos visitantes, muitas vezes por questões ideológicas. Será a "censura" velada?

Continue a ler aqui. >>>

20 comentários:

  1. Quando uma pessoa se ache sensurada nalgum blogue pode sempre fazer uma entrada num blogue seu. Não me parece que venha mal ao mundo por se fazer alguma moderação nos nossos blogues (eu faço).

    ResponderExcluir
  2. Cafonso,
    O que estou questionando, na verdade, é a "censura" de comentários que só fazem sentido se inseridos juntos ao artigo original. É verdade, podemos escrever nossas opiniões em nossos blogues, porém o fato de censurar algum comentário (bem escrito, educado, elegante, porém que discorde de alguma opinião sua) soa autoritário e anti-jornalístico demais, sobretudo pra mim, que vejo a web como maneira de debater, elegantemente, idéias e conceitos.

    ResponderExcluir
  3. Se uma pessoa cria um blog, acho q ela pode receber qualquer tipo de comentário...
    Porém determinados comentários, não são aproveitáveis, e devem ser censurados.
    Até mais prof....

    ResponderExcluir
  4. Sol,
    Com certeza... porém o debate saudável de idéias deve ser estimulado, sempre!

    ResponderExcluir
  5. Olá prof consegui escapar agora ^^]

    Mas ai vai minha opinião.

    Acho que sim, os blog's devem ser moderados por varios fatos, um deles e são as propagandas idiotas que vc deve receber, E-mail com mais propaganda ainda....mas apenas excluir seus comentários assim...essa não é a verdadeira forma de se mostrar uma pessoa que está pronta para a web colaborativa..pessoas com esse tipo de atitude somente querem elogios e ego, para cade vez se vangloriar mais, ou o que acontece muito, é que certos blog's são feitos para certas pessoas entendem (panelinha)
    então se você é um cara que num tem nada a oferecer..seu comentário nunca será visto..esse tipo de coisa acontece muito...quem nunca fica com medo de entrar em um blog de uma pessoa conhecida e expressar sua opinião ....Aqui neste blog foi o inicio pra mim desinibir e sentar o verbo no que acho..depois daqui foi no Imaster's e assim foi ..meu ultimo está lá no Tableless sobre um arquivo XSLT de download gratuito e o proximo será lá também sobre IE8, (claro que depois do Imaster's lá né prof ^^]).

    Mas vc saber que sua opinião é relativa e muda alguma coisa na maneira de pensar em que está lendo, isto é muito bom e tanto faz se vc é a favor ou contra o Post do dia, é este tipo de discusão que leva a uma solução, se a Web colaborativa já está tomando outro caminho eu não sei, mas acho a discusão um principio básico para sabermos solucionar nossos próprios problemas, pois seremos nós Web Designer's que sofrerão as consequencias.


    Agora uma sugestão que pode levantar mais o ânimo da discusão.

    Tema:
    Será que a Web 2.0 está sendo invadida por pessoas que não conhecem seus conceitos.

    Minha Opinião:
    Talvez sim...

    ResponderExcluir
  6. Infelismente ela (censura) estara sempre à disposição de quem tem o poder de faze-la.
    Cabe à conciência de cada um permitir a continuidade da liberdade de expressão nesse que eu considero o último rincão da liberdade propriamente dita, que é a internet uma vez que rádio, tv e outras mídias estão a tempos contaminados. Censurar comentários é absolutamente abominável.
    Um abraço
    parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  7. Fábio,
    Na verdade, aproveitar o espaço de comentários para propaganda e algo abominável, o que justifica (e muito)
    a moderação. Porém, como já foi dito, o debate saudável de idéias é válido e bem-vindo.
    Que bom que deu seu exemplo, assim todos podem conhecer este lado do usuário interessado por web, que muitas
    vezes teme em se expressar...
    Bacana o tema! Provaavelmente, vai virar um novo artigo!
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Anderson,
    Concordo plenamente. É o único meio livre da atualidade, a liberdade deve ser preservada!
    Obrigado pelos elogios, vou passar no seu blog também!
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  9. é Fabiano como você mesmo disse, há muitas pessoas que acham que sabem tudo e não gostam de ser contrariada...no meu blog eu uso comentário moderado, mas é pra evitar que esse mesmo tipo de gente,que acha que sabe tudo e/ou é ignorante o suficiente para não fazer uma critica construtiva, e acaba denigrindo a imagem da pessoa responsável pelo post, sendo que poderia ajudá-lo a corrigir seu erro!!!

    ResponderExcluir
  10. Marcelo,
    Sim, seu blog faz a moderação, porém ela é clara, a tal "mensagme de moderação" aparece, portanto, é transparente e é um direto seu...
    O duro é quando a moderação é velada, não anunciada...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Também tenho percebido que comentários meus, discordando do assunto (educadamente, é claro) são deletados simplesmente porque o autor considera-se dono da verdade e não aceita opiniões contrárias...
    Me parece que o autor pensa que o comentário vai tirar a razão dele, e assim o post (ou até mesmo o blog) perderia o sentido.
    Vai entender...

    ResponderExcluir
  12. Willian,
    Cresci numa família onde o pensamento crítico e a liberdade de opinar sempre deram o tom das conversas... Sempre gostei da idéia da liberdade de expressão, do debate saudável de idéias... Talvez, alguns blogueiros, com o ego em marte, estão se esquecendo de princípios básicos de uma democracia...

    Obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir
  13. olá fabiano, sei que não tem nada a ver sobre o assunto deste post mas, voltei pra te perguntar o que você achou da tentativa da Microsoft em comprar a Yahoo! dei minha minha opinião la no meu blog, se der deixe a sua também ok?!

    abraços!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marcelo!
    Pode deixar!
    Passarei por lá e deixarei meu comentário!
    Porém, posso adiantar: acredito que a Microsoft, com todo o seu poderio financeiro, ainda não entendeu: não se pode "comprar" a web!

    ResponderExcluir
  15. Oi Fabiano,

    Acompanho teu blog "anonimamente" essa parte da censura de blogs me obrigou a comentar.

    Mantenho um site colaborativo e um blog de humor, acredito que a dita inclusão digital é o principal motivo dessa moderação "umbiguista" onde a opinião do autor comanda.

    Tem pessoas que não sabem escrever e por mais que tentem ser delicadas simplesmente "cagam" umas idéias nos comentários, muita gente deve se incomodar com isso.

    Vetar é um direito do autor, afinal aquele é o espaço do autor. Não defendo a prática, gosto de bons debates, mas defendo o direito de quem o faz. Os incomodados podem criar um blog e aí sim, despejar seus comentários e opiniões como bem entenderem. Mesmo que os comentaristas sejam educadíssimos (mas acho que essas pessoas deveriam fechar os comentários todos, pois não aceitam a mais construtiva das críticas).


    Quem leva blogs para o lado corporativo (problogger) trata cada leitor como um cliente, por mais estúpido que ele seja.

    ResponderExcluir
  16. Guilherme,
    Bom saber que acompanha o blog, obrigado!

    Sim, é algo que divide opiniões.
    Porém, um bom debate, no calor de sua ebulição (o blog do post original, que "provocou" o comentário), é, no mínimo, estimulante.

    Sim, muitos não sabem escrever de forma educada, esses, fatalmente, merecem a remoção de seus comentários indelicados. Isso é certo!

    Mas, volto a dizer: a moderação deve ser clara e anunciada.
    E devemos ter preparo para suportar opiniões contrárias, desde que educadas, aliás, um mínimo de elegancia e educação são as condições necessárias para qualquer interação social, de qualquer tipo.


    Passe seus links, gostaria de conhecer seu trabalho!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Vish, comentei e meu comentário não foi. Ou foi censurado... haha, brincadeira Fabiano!

    "um mínimo de elegancia e educação são as condições necessárias para qualquer interação social, de qualquer tipo" concordo perfeitamente com isso!

    Sobre a pessoa não aceitar críticas, eu acho que blogar é uma excelente forma de desenvolver a capacidade de aceitar crítica e opiniões contrárias as suas. Desenvolve a empatia, tendo visões diferentes da sua...

    Fora a melhora na escrita/criatividade/conhecimento!

    Mas já fui para outro assunto... não achei e-mail para te enviar os links, vai parecer jabá por aqui, mas o endereço do site colaborativo é www.andafter.org (e sinta-se convidado a participar, você e seus leitores/alunos ;)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Guilherme,
    Será que eu censurei sem perceber(risos!)? Essa foi boa!

    Com certeza, o exercício da dialética (tese/antítese/síntese) é essencial para tudo na vida!

    Sim, valeu o toque do site, vou passar por lá, participar e divulgar, pode deixar!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Concordo plenamente :)

    aliás, acho sinceramente que em blogs até medio porte a "pós-moderação" só pra pegar os spam que passam é mais do que suficiente. O mais legal dessa coisa de blog é o feedback e o contato direto com o outro, se não quiser isso que vá fazer um portal de notícias ou um jornal :D hehe

    []'s

    ResponderExcluir
  20. Olá, Rochester!
    Bom te ver por aqui, ;-)
    É, concordo plenamente contigo!
    Quem não quer (ou nãosuporta/gosta) de feedback que vá fazer jornal!

    Abração!

    ResponderExcluir